segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UM COMENTARIO POLITICO

Fui indagado por um professor na faculdade sobre o futuro político da minha cidade – devo informar de que não entendo de política, mas por educação, me esforcei em fazer uma análise -.
O tal professor me perguntou se a prefeita da minha cidade (moro em Jacarezinho) será candidata à deputada estadual. - Nunca conversei com a prefeita Tina sobre esse assunto, respondi. Mas em minha opinião não deveria.
Ele se espantou.
Bem como eu disse, não entendo de política, mas vou tentar me justificar. A prefeita Tina é uma pessoa admirável, conseguiu uma reeleição, nenhum outro prefeito conseguiu este feito em Jacarezinho. Isso tudo sendo mulher (é inegável que vivemos em um mundo machista). No final deste segundo mandato, serão oito anos à frente da “capital estudantil do Norte Pioneiro”. Repito um feito que é admirável e para tanto, requer competência.
No entanto o “território eleitoral” da prefeita parece ser somente o município de Jacarezinho. No meu ponto de vista, é mais coerente apoiar alguém realmente forte para o estado, federal e governo (devo lembrar que a prefeita Tina Tonet pertence ao Partido dos Trabalhadores – PT).
E ainda terá concorrência, é confirmado que Doutor Nilton será (muito possivelmente) candidato pelo DEM (democratas), o mesmo partido de Abelardo Lupion. O que pra mim faz muito sentido. Não há nada a se dizer de contrário (ou ruim) da pessoa de Nilton (o mesmo se diz da pessoa da prefeita),e o doutor terá como “território”, Jacarezinho. E se faz uma “dobradinha” por aqui: Doutor Nilton para o estado, Pedro Lupion para federal e Abelardo para o senado. O que não quer dizer vitória para o doutor, mas sim, uma espécie de “termômetro” para as próximas eleições municipais. Não vejo uma outra razão de ser.
E para ficar mais interessante, teremos também a chefe do Núcleo Regional de Educação, a professora Ana Lucia Bacon. Ou alguém duvida de que ela virá forte? mesmo que também seja um “termômetro” para as eleições municipais, a professora vai vir com força para conseguir uma cadeira na assembléia legislativa. Mas isso será uma outra historia...

Obs. Lembro apenas de que é a opinião deste escritor de blog’s não de um entendedor de política.

0 comentários:

Postar um comentário